
© Cecília Queiroz - 2025
Natural das montanhas de Minas Gerais, Octávio Deluchi é natural de São João del Rei e encontrou sua vida artística e musical na cidade de Prados. Artista, músico, violonista clássico, e educador, realiza diversos projetos e iniciativas tendo no violão de concerto e na música brasileira o eixo central de sua atuação.
Como intérprete, conquistou mais de 15 prêmios nacionais e internacionais. Entre seus concertos de destaque estão convites para o Carnegie Hall, Lincoln Center, Americas Society, Radford International Guitar Festival, e Instituto Guimarães Rosa (Santiago do Chile). Na última temporada se apresentou no Brasil, Chile, Estados Unidos e Inglaterra.
Residente em Nova Iorque desde 2021, mantém um intercâmbio contínuo entre Brasil e Estados Unidos por meio do SERTÃO Americas, plataforma multimídia dedicada a iniciativas culturais e soluções criativas que vão da produção audiovisual a projetos educacionais como o Jacarandá. É também diretor da Mostra de Violão da Lira Ceciliana; foi membro fundador da Associação de Violão das Vertentes; coordenador da BCGC – Brazilian Classical Guitar Community; e da série de concertos Domingo na Lira.
Suas gravações mais recentes estão sendo lançadas pela histórica gravadora Kuarup (Brasil), e possui arranjos e edições publicados pela Les Productions d’Oz (Canadá), Guitar Chamber Music Press (Estados Unidos) e Acervo Digital do Violão Brasileiro (Brasil).
Como pedagogo, desenvolve há mais de treze anos um trabalho contínuo de pensamento formativo para o violão enquanto meio de expressão, e leciona pela EzraGuitar (Manhattan & Brooklyn) e Stony Brook University a nível de graduação.
- João Luiz -
"Considero Octávio Deluchi um dos jovens violonistas mais impressionantes de sua geração. Destaca-se pelo raro equilíbrio entre técnica sem esforço, grande musicalidade e conhecimento de diversos estilos dentro do repertório violonístico. Octávio também é um dos melhores intérpretes da minha música para violão solo."
- Marco Pereira -
"Além de sua técnica refinada e som excepcional, Octávio demonstra uma musicalidade excepcional. Sua compreensão e solução de questões rítmicas complexas, que minhas composições em geral exigem, é algo raro de se ver no mundo do violão clássico. Isso o torna um violonista de talento raro.
(...) Octávio é um excelente violonista e também um dos melhores intérpretes das minhas composições para violão que já vi."
- Ricardo Dias -
"Octávio Deluchi é um desses raros talentos, um cometa que parece de uma forma inesperada e que não conseguimos parar de olhar – ou neste caso, de ouvir."
- Paulo Martelli -
"Considero Octávio Deluchi um dos maiores talentos do violão da nova geração. Possui uma técnica incrível aliada a uma musicalidade natural, o que lhe permite executar as obras mais difíceis do repertório com facilidade."








